Notícias

Curso de Avaliação de Imóveis em Balneário Camboriú

(26/10/2017)

Curso de Avaliação de Imóveis em Balneário Camboriú

Avaliação imobiliária: a bola da vez para os corretores de imóveis

A atuação do profissional da corretagem de imóveis pode e deve ir além da corriqueira intermediação da compra e aluguel de imóveis; da já comum aproximação que estes profissionais fazem de pessoas e seus sonhos: como o desejo da casa própria, de um novo galpão para sua empresa ou um terreno para iniciar uma obra.

Novos nichos de atuação se abrem e, certamente, esses espaços serão ocupados pelos profissionais mais atentos, empenhados e dedicados a explorar todo o potencial da profissão, e assim, dela extrair um retorno financeiro ainda mais satisfatório.

Um exemplo dessa evolução e das várias possibilidades de atuação do profissional corretor de imóveis é o reconhecimento por parte da Justiça brasileira de que as avaliações imobiliárias podem ser feitas por corretores de imóveis. Não há muito tempo essa prática era quase que exclusividade de engenheiros.

Hoje, o Brasil já tem um Cadastro Nacional de Corretores Avaliadores de Imóveis - o CNAI. Base de dados utilizada pela justiça de todo território nacional que nomeiam corretores de imóveis como peritos judiciais para emitir parecer técnico de avaliação mercadológica e assim colaborar com a Justiça na resolução de conflitos e impasses que envolvem bens imóveis. Sem falar nas avaliações extrajudiciais, que se tornou fonte de consulta.

Em Santa Catarina, o Sindimóveis-SC ciente da importância de ampliar a atuação e as oportunidades para a categoria, há mais de uma década oferece o curso de Avaliação de Imóveis, com o devido reconhecimento do Cofeci - Conselho Federal de Corretores de Imóveis, podendo assim, o Corretor de Imóveis se inscrever no CNAI.

Para o presidente do Sindicato, Antonio Moser, existe muito campo de trabalho na área de avaliação para os corretores que se habilitam através do curso. "Não há mistério. A resposta para melhores resultados é não desanimar, não fazer os obstáculos maiores do que realmente são e concentrar as energias nesta motivação, que aliada ao conhecimento fará você dar um grande salto em sua carreira".

A diretora tesoureira do Sindimóveis-SC, Sandra R. Martins Mostiack, lembra por exemplo, que as avaliações são feitas nos mais variados tipos de imóveis, como casas, apartamentos, além das glebas, áreas muito comuns nas regiões mais rurais e produtivas do Estado. Ela ainda destaca, que em Santa Catarina, os corretores de imóveis que participam do curso de Avaliação de Imóveis do Sindimóveis-SC, podem ser encontrados por meio de uma consulta rápida no site do Sindicato, no banner do "Cadastro de Corretores de Imóveis Avaliadores de SC".

 

Sobre o curso de Avaliação de Imóveis do Sindimóveis-SC

O curso é ministrado pelo professor João Diniz e tem 24 horas/aula.
O Sindicato prioriza diversificar o local de realização para possibilitar a participação de corretores de imóveis de todas as regiões.
Consulte a cronograma de realização sempre em destaque em nosso site www.sindimoveis-sc.org.br.


Sobre o professor

O curso é ministrado pelo professor João Diniz Marcello: engenheiro geólogo, perito avaliador judicial, especialista em Avaliação Imobiliária pela UFRGS e IBAPE do Rio Grande do Sul.
O ministrante é notoriamente reconhecido em todo território nacional por lecionar sobre Avaliação de Imóveis, assunto tema de seu livro intitulado: "Avaliação Mercadológica de Imóveis".
O professor João Diniz é um profissional extremamente competente, dinâmico, agregador e incentivador, que passa confiança e conhecimento a seus alunos, os quais concluem o curso sentindo-se preparados e otimistas com as oportunidades que o mercado imobiliário pode lhes oferecer.

 

Ementa do Curso:

- Histórico das avaliações no Brasil, legislação e normas.
- Atuação do corretor de imóveis como avaliador.
- Resolução 1.066/2007 COFECI.
- Ética nas avaliações.
- Valores do Mercado Imobiliário.
- Legislação sobre avaliações.
- Normas brasileiras para avaliações.
- Conceito de valor imobiliário.
- Conceitos de valor e preço.
- Métodos avaliatórios.
- Rigor das avaliações.
- Coleta de informações.
- Redação de laudos e exemplos de laudos avaliatórios.
- Arbitramento de locações.
- Perícias imobiliárias.
- Honorários sobre avaliações.
- Elaboração de PTAM´s.
- Certificado autorizado pelo COFECI - para fins de Cadastro no CNAI - Cadastro
Nacional de Avaliadores Imobiliários.

Para se inscrever ou obter mais informações, clique aqui.