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Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Niterói faz 45 anos

(05/12/2017)

(O GLOBO)

NITERÓI - Reunindo representantes do mercado imobiliário, incluindo construtoras, incorporadoras e imobiliárias, a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi) de Niterói comemorou seus 45 anos na última terça-feira. O evento foi marcado por homenagens e pela expectativa da retomada do setor em 2018, com a previsão de novos empreendimentos.

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Como não há lançamentos no mercado há dois anos, a entidade não pode premiar empresas, mas homenageou algumas. Presidente do Conselho Consultivo da Ademi, Plínio Serpa Pinto ressaltou que o mercado já passou por outras crises seríssimas, mas sobreviveu.

- Quarenta e cinco anos é uma vida e, como tal, precisa de comemoração. Reunimos hoje desde fundadores da Ademi a jovens empresários do setor. O Estado do Rio passa por um momento complicado, a atravessamos uma crise ética e moral muito séria, e o saneamento é necessário. Não podemos dizer que há animação, mas equilíbrio e a certeza de que o mercado, muito antes do que imaginam, vai bombar novamente - afirma.

Presidente da Ademi Niterói, Bruno Serpa Pinto acredita que o aumento da arrecadação de royalties na cidade vai impulsionar o reaquecimento da economia e do setor imobiliário.

- O mercado imobiliário de Niterói já não produz lançamentos desde 2015, agora é chegada a hora de uma nova safra de empreendimentos, de uma virada. Em meio a essa turbulência, Niterói é a terceira maior renda familiar do país e está se posicionando de forma mais robusta no cenário estadual, deixando o setor mais confiante - destaca.

Para dar uma injeção de ânimo nos empresários do setor, já que muitos, com a crise, por algum momento, pensaram em desistir do país, a Ademi convidou a cientista política Tabata Mendes para fazer palestra. Com apenas 24 anos, nascida em um bairro da periferia de São Paulo, ela estudou na universidade americana de Harvard e, recentemente, fez o movimento inverso. Ao ver a crise que atingia o Brasil enquanto estudava nos Estados Unidos, resolveu voltar para ajudar a sua família e dar sua contribuição ao país desenvolvendo com outros jovens o movimento social apartidário Mapa Educação, buscando prioridade para o setor.

- Perdi meu pai para as drogas e o álcool quatro dias depois que fui aceita em Harvard. Meu pai era uma pessoa muito inteligente, mas que não chegou a concluir o ensino fundamental. A principal diferença entre a minha trajetória e a dele não está no esforço nem na inteligência, mas sim nas oportunidades. Outro exemplo é o meu irmão, que, ao contrário de mim, não conseguiu uma bolsa de estudos para uma das melhores escolas particulares e, ao fim do ensino médio, nem pensava em seguir uma faculdade porque achava que aquilo não era para ele. Com tudo isso, o sonho de fazer astrofísica e ficar nos Estados Unidos deixou de fazer sentido, e eu mudei de curso, para Ciências Políticas - contou Tabata na palestra.

Representando o prefeito Rodrigo Neves, o deputado estadual e vice-prefeito licenciado Comte Bittencourt (PPS) encerrou a cerimônia:

- Apesar das adversidades, somos um ponto fora da curva, especialmente no cenário público do estado, que chegou onde chegou. A fala da Tabata é muito importante, pois traz um alento à política de educação, a única transformadora.

 

Como capturar leads qualificadas para o mercado imobiliário?

(Administradores.com)

Não seja mais panfleteiro na internet, venda de forma inteligente.

Se as compras são feitas de forma inteligente, por quê as vendas não são feitas de forma inteligente?

Não precisa ser guru ou alguém altamente estudado, para entender que a forma de fazer negócios mudou e muito, ao longo dos tempos. O primeiro e um dos principais P do Marketing Tradicional (Praça) e do marketing digital (Pesquisa) nunca estiveram tão ligados como nos últimos anos.

Para ter volume de vendas considerável hoje em dia, é de suma importância que seu negócio seja facilmente encontrável na internet ou melhor dizendo, rankeavel. Sua página, blog, site, landingpage, deve aparecer com facilidade nos mecanismos de busca, principalmente na primeira página do Google com as palavras mais importantes do seu negócio.

O primeiro passo para quem atua no ramo imobiliário por exemplo, é captar e cadastrar o imóvel. Sem imóvel na carteira, o corretor fica sem uma peça fundável para dar procedimento em seu negócio. Antes de captar um cliente, é indispensável que você
tenha algo para vender ao seu cliente, e nesse caso, o imóvel.

A pesquisa é inicio da caminhada do consumidor digital. Antes de sair comprando qualquer coisa, o potencial cliente, inicia sua jornada fazendo diversas pesquisas em sites renomados e com conteúdo de valor, pois é disso que o Google gosta e por isso, sites com conteúdo de valor (relevantes) são fácilmente indexados na internet.

Um site atraente, é um site responsivel, com boa interatividade e conteúdo (vamos conversar mais sobre isso nos próximos artigos aqui no potal). O internauta, adora conteúdo que seja do interesse e a da necessidade dele, e nesse processo tanto de tração de lead quanto de nutrição de lead (através de conteúdo) é interessante usar uma isca digital "E-book por exemplo" para a captura de e-mail e geração de relacionamento com seu potencial cliente.

Na maioria das vezes, o consumidor inicia o processo de compra, através de mecanismos de busca na internet. Antigamente, quando alguém queria comprar um imóvel, perguntava para familiares e amigos, sobre alguns imóveis que estavam à venda em sua região. Hoje, com apenas alguns cliques, é possível encontrar uma infinidade de anúncios de imóveis na internet, e a partir dali, começar sua jornada de aquisição.

Para você ter uma ideia do que realmente representa essa primeira etapa da jornada do consumidor de imóveis, cerca de 60% da decisão dele, já está tomada, graças a pesquisa realizada nos buscadores da internet. Bem diferente dos tempos antigos,
onde não existia internet, e cabia ao corretor, conduzir o cliente em praticamente todas as etapas da venda.

Nessa etapa, é importante falarmos aqui, o consumidor analisa opiniões de terceiros, de pessoas que já residem naquele imóvel, bem como, a idoneidade da corretora, a satisfação de compra de outros clientes, e outros fatores que podem influenciar na hora da decisão.

Por isso, não basta ter uma fanpage ou um site com lindas imagens do empreendimento, ou um vídeo com conteúdo de valor no youtube, se o seu negócio não é facilmente encontrável na internet. Investir de campanhas de tráfego ou SEO, é de suma importância, para que todas essas engrenagens funcionem de forma conjunta, e assim atingir os resultados que busca usando o internet marketing.

Agora, imagine você ter que pensar nisso tudo na hora de montar seu próprio site, ou quem sabe, montar sua própria campanha de marketing para encontrar leads qualificadas para o seu imóvel, além de tomar muito do seu precioso tempo, as chances de fazer tudo isso funcionar de forma efetiva e automatizada, são pequenas, pois exigirá de você além de tempo, muito conhecimento na área.

Agora que estamos mais familiarizados com a essa nova jornada de compra do consumidor, e sabemos o quão importante é ter presença digital, chegou a hora de aprendermos a usar a poderosa arma de geração de leads qualificadas da Rankim, você já ouviu falar sobre ela?

A Rankim é a maior plataforma de geração de leads do mercado imobiliário, além de disponibilizar landinpages de alta qualidade e conversão, ela também trabalha com gerenciamento de campanhas qualificadas, quem como propósito captar, nutrir o potencial lead, ou seja, uma plataforma que entrega nas mãos do corretor, o lead com potencialidade de compra iminente.

Bom, agora que você já conhece a Rankim e aprendeu sobre o principal P da jornada de compra do consumidor digital, agora você deve cadastrar seu imóvel e iniciar sua campanha de captação de clientes.

O primeiro passo é cadastrar seu imóvel, e a grande dica aqui é: quanto melhor a descrição do imóvel, melhor será para captar um potencial cliente para a compra, por isso, capriche nas imagens desse imóvel, descrição do tipo "imóvel bem localizado próximo a universidades, supermercados e área de lazer por exemplo" esse tipo de descrição atrai pessoas que estejam buscando lugares com boa interatividade, comodidade e movimentados.

O cadastro do imóvel, é um passo muito importante no processo da venda ou melhor dizendo, é aqui que vamos facilitar ainda mais a jornada de compra do consumidor, pois quanto mais rica a descrição do imóvel a ser cadastrado, melhor será seu rankeamentonos sites de buscas, assim mais facilmente será encontrável pelo cliente final, por isso, você deve ficar bem atento aos próximos passos aqui no víde:

Para cadastrar o imóvel, basta clicar em imóveis no quadrante azul na sua tela (nos acompanhe aqui) - entre as próximas opções você escolher o Status, então nesse caso vamos deixar como publicado, depois o próximo passo é escolher a categoria do imóvel (perceba na sua tela - que aparece diversas opções entre elas fazenda, apartamento, casa e afins) - feito isso, basta escolher o tipo de negociação (venda, compra, aluga e afins) feito isso, clique em cadastrar.

Vale lembrar, que na internet existem diversas ferramentas, sites e portais que possibilitam o cadastro do imóvel, e o que deve levar em grande consideração, é o poder de atração de tráfego (leads qualificadas) que cada um desses sites tem, pois o que você mais quer na hora de cadastrar e vender seu imóvel, é encontrar um potencial cliente para ele.

Por experiência na área de marketing digital, meu conselho é que você faça uma pesquisa quanto ao rankeamento de conteúdo de cada site, veja por exemplo, se eles são facilmente encontrável para as principais palavras-chaves do universo em que atuam, por exemplo: procure no Google a palavra-chave "Como Prospectar clientes no mercado imobiliário" e veja o que aparece na busca.

O primeiro passo da jornada do consumidor digital, é a pesquisa. Mesmo que a compra do produto não aconteça na internet, como é o caso de um imóvel, mesmo assim ela começa na internet, pois o cliente fará muitas pesquisas antes de decidir qual imóvel comprar, ou em outros casos, se vale a pena comprar ou alugar.

Essas bjeções que fazem parte da jornada do consumidor digital, tendem a ser sanadas pelo menos boa parte delas, durante a pesquisa. Por isso, quanto melhor a descrição do imóvel, e encontrável ele for, mais chances de venda você terá.

Esse tipo de pesquisa, será indispensável para você medir e se o site ou portal, onde será cadastrado o seu imóvel, está bem rankeavel e dessa forma, as chances de converter em venda se tornam maiores. Se preferir, tendo um bom conhecimento e capital, para criação de landingpages, sites em formato HTML ou Wordpress, você poderá ter sua própria plataforma de conteúdo e geração de leads.

Outra dica, é investir no gerenciamento e criação de campanhas em facebook Ads ou Google Ads, aprender como comprar tráfego qualificado para o seu negócio, o que de certa forma, será um grande diferencial para você ter bons resultados nas vendas.

Caso não seja o seu perfil, tanto por não ter conhecimento nessa área, quanto por não ter muito capital para isso, a dica é iniciar nesse mar de leads, em plataformas já estruturadas, que possuem desde planos gratuitos, até os planos gerenciados com criação de landinpages e geração de tráfego qualificado (campanhas em redes sociais
e Google).

No próximo artigo aqui no portal Administradores, vamos conversar sobre como criar Headlines (título) poderosos para atrair mais clientes para o seu negócio. Headlines, são peças fundamentais na hora de montar campanhas, gerar conteúdo e atrair clientes.

"Marketing é parte estratégica na geração de vendas".