Notícias

Preço de moradia em São Paulo tem nova queda trimestral e anual

(12/01/2018)

(EXAME)

São Paulo - Os preços de moradia na cidade de São Paulo caíram no 3º trimestre de 2017, de acordo com dados divulgados no começo do ano pelo Global Property Guide.

A queda foi de 0,20% em relação ao trimestre anterior e de 1,13% em relação ao mesmo período do ano anterior, em números ajustados pela inflação.

É uma reversão do cenário do trimestre anterior, mas a queda foi relativamente moderada. No mesmo ponto de 2016, o ritmo de redução estava em 8% na medida anual.

Quando os números não são ajustados pela inflação, a coisa muda de figura e é verificada alta de preços de moradia na cidade de 0,39% na conta trimestral e 1,38% na conta anual.

Com ajuste pela inflação, São Paulo é o 10º mercado imobiliário mais fraco dos 46 analisados. Sem ajuste pela inflação, é o 14º mais fraco.

Mundo

Os preços de moradia subiram em 24 dos 46 mercados no 3º trimestre, mas o ímpeto de crescimento está arrefecendo: apenas um terço dos mercados mostraram força maior do que um ano antes.

De acordo com o relatório, a Europa é um dos destaques positivos e está vivendo um verdadeiro boom, reunindo 6 dos 10 mercados mais fortes do planeta.

A retomada do continente é visível em vários indicadores. O Eurostat indicou nesta semana que o desemprego na zona do euro retrocedeu a 8,7%, seu nível mais baixo desde janeiro de 2009.

Na Ásia, há grande divergência: os preços caíram em 7 dos 11 mercados analisados, mas alguns dos que sobem estão entre os mais fortes.

Vale destacar o caso da China, que está desacelerando rapidamente diante do aperto das políticas monetária e regulatória.

Os mercados imobiliários mais fortes do planeta na conta ajustada pela inflação são Islândia (alta anual de 18,76%), Hong Kong (13,14%), Macau (10,53%), Canadá (9,69%) e Romênia (9,36%).

Já os mais fracos, pelos mesmos critérios, foram Egito (queda anual de 8,68%), Kiev na Ucrânia (-6,81%), Rússia (-6,69%), Mongólia (-5,7%) e Catar (-2,85%).

Novo Mercado Imobiliário no O POVO

(O POVO)

A partir das 15 horas de hoje, continuando por todas as segundas-feiras, a rádio O POVO/CBN trará novo formato do programa Mercado Imobiliário, com apresentação do editor chefe do Núcleo de Negócios do O POVO, Jocélio Leal.

Os ouvintes poderão acompanhar o programa pela FM 95.5 e também pela AM 1010. Já na estreia do novo apresentador, estão convidados o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), e a secretária Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente do Município, Águeda Muniz.

Esta primeira entrevista também marca mudança do formato do programa, que terá caráter mais jornalístico, prezando pela busca da informação com credibilidade.

Isso significa um programa com serviços, que atenderá diversos públicos, como o consumidor final, a construtora ou incorporadora e os corretores de imóveis. Além disso, as entrevistas ganharão versões no impresso e no digital, trazendo característica multiplataforma do O POVO.